Você Está Aqui
Home > Blog > Chico Buarque realmente compra músicas de desconhecidos?

Chico Buarque realmente compra músicas de desconhecidos?

Em pleno ano de 2017 ainda me deparo e me surpreendo com pessoas que acreditam e defendem a ideia de que Chico Buarque, tido como um dos maiores compositores da música brasileira e do mundo, compra músicas de compositores desconhecidos. Pensando nisso, escrevi esse artigo com o máximo de informações encontradas sobre o assunto e faço uma análise se Chico comprava músicas ou não.

Sabemos que o vídeo em que Chico declara que encomendava músicas no Oriente Médio de um tal de Ahmed, surgiu nas redes sociais no início do ano de 2016 quando estourava no Brasil uma briga política entre Esquerda x Direita, onde o alvo maior era a então Presidente Dilma Roussef. Chico, sempre ligado à esquerda e ao PT, foi afetado por essa briga quando páginas de oposição divulgaram um vídeo editado em que o artista confessava comprar canções. Como acontece com todos os vídeos polêmicos, a mentira rapidamente se espalhou como verdade cegando até as pessoas que possuem um maior poder de discernimento. Afinal, na briga política brasileira, as pessoas acreditam em absolutamente tudo que é compartilhado desde que favoreça o seu lado na briga.

O que muita gente não sabe (ou não fez questão de saber) é que esse vídeo não fora gravado de uma maneira sorrateira ou ilegal, mas sim pela própria produção de Chico para constar no DVD do seu então novo trabalho “Carioca” (2006).

O vídeo faz parte de um documentário denominado ‘Desconstrução‘, que está em seu próprio DVD, ou seja, Chico fez questão de confidenciar que compra músicas brasileiras (no Oriente Médio??), consentiu que fosse colocado em seu DVD e assim resolveu correr o risco de manchar seus 50 anos de carreira, é isso? Abaixo o vídeo completo para que você analise mais uma vez e tire suas conclusões:

Analisando o vídeo é possível notar que há um tom de brincadeira e ironia do início ao fim. Quem puxa o assunto é o maestro Luiz Cláudio Ramos instigando Chico a contar as histórias por trás de sua composições, mexendo assim com a criatividade infinita do artista. Ambos dão risadas ao longo do vídeo. Chico ainda brinca com sua própria fama de escrever canções sob a ótica feminina e diz que quem compõe esse tipo de canção pra ele é uma fornecedora mulher.

Assim que o vídeo surgiu na internet muitos jornais e blogs fizeram questão de desmentir a situação, mas mesmo assim ainda me deparo com pessoas nas redes sociais que dizem acreditar que Chico comprava músicas de compositores desconhecidos. Mais do que jornais desmentirem na atualidade esta informação, numa rápida busca pela internet é possível encontrar um artigo da Folha de S.Paulo datado de 20/04/2006 (Leia o artigo aqui) – época do lançamento do DVD – onde o jornalista ao falar sobre o DVD recém lançado de Chico, explica que a confissão de Chico não passa de uma brincadeira. Segue trecho da matéria:

“Cobrou caro pra cacete! Mas, como eu estava precisando, e ele sabia que eu estava na pior, eu paguei, né?”, lamenta Chico, que diz ter sido obrigado por Ahmed a dar mais e mais dinheiro até receber a música completa. “Eu não componho, não, mas trabalho pra cacete”, defende-se.
A história acima é, obviamente, uma brincadeira. Uma das muitas que Chico gosta de inventar e que fazem parte de “Desconstrução”, DVD a que a Folha assistiu nesta semana e que poderá ser comprado juntamente com “Carioca” –R$ 60, em média, o pacote; R$ 40 só o CD.

O Portal R7 fez uma matéria no ano passado assim que o vídeo viralizou e fez um alerta importante sobre este tipo de situação. Veja abaixo:

Saindo agora do foco das notícias que afirmam que Chico não compra músicas e de que tudo não passou de uma brincadeira, vamos aos questionamentos e reflexões que deverão elucidar a questão de uma vez por todas:

Por que algum compositor venderia canções tão maravilhosas pra Chico em vez de colocar seu próprio nome na história da música brasileira?
Por que Chico confessaria que compra canções e colocaria este vídeo, com direito a faixa e título, dentro do seu próprio DVD?
Por que nenhum jornal noticiou essa bombástica notícia de que Chico Buarque de Hollanda era uma farsa e compra canções de desconhecidos?
Por que este vídeo de 2006 só surgiu pro grande público quando se instalou no Brasil, em 2015, uma guerra política?

Qualquer pessoa tem todo direito de gostar ou não do Chico e suas canções, assim como ser contra seus ideais políticos e sua personalidade, mas se depois de refletir sobre essas questões acima levantadas, analisar novamente o vídeo e ler as notícias tanto da época quanto da atualidade que explicam a brincadeira, continuar duvidando da capacidade de Chico e permanecer dizendo por aí que o artista compra canções, sinto informar, mas essa pessoa tem sérios problemas de desvio de caráter e não pode ser levada a sério. “Cale-se!”

Mais notícias sobre o assunto:

E-farsas

Coluna Ancelmo Góis

Jornal Extra

Boatos.org

R7

Comentar Via Facebook

Igor Wolfe

Carioca, amante da MPB, compositor nas horas vagas e um sonhador em tempo integral.

Top