Você Está Aqui
Home > Blog > 10 atitudes que devemos tomar para melhorar a MPB

10 atitudes que devemos tomar para melhorar a MPB

Há muito tempo venho percebendo pessoas que comentam nas redes sociais sobre a falta de artistas da MPB na mídia ou que desmerecem os artistas de outros gêneros musicais como se somente os artistas da MPB tivessem qualidade. Me preocupam também os saudosos comentários que dizem que não existem mais artistas jovens fazendo música popular brasileira com qualidade.

O que será que essas pessoas estão fazendo para melhorar a cultura no país e, consequentemente, melhorar a MPB, além de reclamarem e maldizerem os artistas de outros gêneros musicais?

Refletindo sobre estes pensamentos e comentários produzidos por fãs de MPB, resolvi criar uma lista com 10 atitudes para podermos melhorar juntos a MPB e aos poucos torná-la novamente popular.

Confira abaixo 10 atitudes que devemos tomar para melhorar e resgatar o gênero musical que tanto amamos:

1) Priorize ouvir a MPB nas plataformas digitais

Parece óbvio, mas se você é daqueles que acredita que a MPB cada vez mais está perdendo espaço, que tal priorizar os artistas do gênero em suas playlists nas plataformas digitais? Priorizar não é deixar de ouvir os outros gêneros musicais, mas a cada música de outro gênero, ouça três MPBs, que tal?

2) Compartilhe as músicas que escuta

Com a internet ficou mais fácil compartilhar e indicar músicas que te agradam. Sempre que escutar um disco ou uma música de um artista da MPB, compartilhe nas redes sociais os links com as canções ou as letras das músicas. Marque a página dos artistas e amigos que se identificarão com as músicas. Cada vez mais vejo pessoas viralizando músicas e artistas de outros gêneros musicais enquanto os fãs de MPB permanecem na deles sem compartilhar os seus gostos. Não tenha vergonha e demonstre todo seu amor pela MPB.

3) Indique a MPB à amigos

Mesmo que você se sinta um “estranho no ninho” entre seus amigos, caso boa parte deles não escute e nem sequer conheçam os artistas da MPB, não deixe de indicar a eles canções e artistas que você curte. Fale com carinho, indique grandes discos e canções. Explique as letras e seus significados. Certamente eles irão se apaixonar.

4) Compre discos e DVDs de MPB

O CD/DVD está cada dia mais raro nas prateleiras mundo afora, mas se existe um gênero que ainda lança discos físicos é a MPB. Então valorize o trabalho dos artistas e procure comprar os CDs que mais te agradam. A internet possibilita comprar tanto CDs antigos como lançamentos. Aproveite e faça uma coleção dos seus discos favoritos.

5) Vá a shows de MPB

Quantos shows de MPB você costuma ir por ano? Você se lembra do último show de um artista da MPB em que você foi? Se você mora nas grandes cidades do país, certamente não tem desculpa por passar um ano inteiro sem assistir a um show de MPB. Se você mora numa cidade mais descentralizada, procure saber quem são os artistas da sua cidade e os valorize frequentando seus shows. Procure por festivais e saraus em sua cidade e prestige-os. Se o problema for grana, priorize os shows gratuitos em shoppings e praças, mas não deixe de prestigiar pessoalmente os artistas da MPB. Os nossos artistas precisam de casas lotadas, ingressos esgotados e bastante repercussão para que o gênero volte a ser popular.

6) Compre livros relacionados à MPB

Seu artista favorito lançou um livro de poesias ou um romance? Prestigie comprando! Saiu a biografia daquele artista que você gosta da MPB? Compre e conheça mais a fundo sua história! Presenteie amigos.

7) Contribua com financiamentos coletivos de artistas e projetos da MPB

Cada vez mais o Crowdfunding ou financiamento coletivo, vem crescendo no Brasil e muitos artistas independentes se utilizam desta ferramente para poder lançar discos, clipes ou projetos musicais. O financiamento coletivo consiste em contribuir com alguma quantia para um projeto e receber alguma recompensa em troca. Existem alguns sites especializados aqui no Brasil, tais como: Kickante, Catarse, Benfeitoria entre outros.

8) Valorize as mídias independentes deste nicho musical

Existem vários portais e mídias independentes que têm a MPB como seu principal ou até mesmo exclusivo gênero musical. Estas mídias produzem conteúdos e costumam divulgar àqueles artistas que não aparecem tanto ou nada na mídia tradicional como TV e Rádio. Então acompanhe sempre esses canais se inscrevendo neles, ativando notificações, compartilhando e indicando a amigos. Certamente através destas mídias você também irá conhecer novos artistas que estão surgindo. Corra de portais que cobram “jabá” ou são alimentados pelas grandes corporações da mídia.
Exemplos de mídias e portais independentes: A Musicoteca, Mais Brasil, Brasileiríssimos, Peneira Musical, Musicalizando e, claro, nós do Cotidiano MPB. Nosso canal, inclusive, é exclusivo sobre MPB e leva o gênero até no nome.

9) Participe de comunidades ligadas à MPB

Participe de grupos nas redes sociais que sejam ligados à MPB. Publique canções, indique artistas e fomente o debate em torno do gênero musical.

10) E se todos os itens anteriores pudessem estar reunidos em um só lugar?

Preocupado com o futuro da MPB, criamos um Clube de Assinaturas + Clube de Vantagens onde cada fã de MPB poderá contribuir de forma recorrente e em contrapartida receberá recompensas em forma de conteúdos, discos, produtos, ingressos, além de poder participar de grupos de debates, definir ações e ajudar diretamente os artistas da MPB.
Para entender melhor, acesse o site do Fã-clube MPB clicando aqui e fique por dentro deste projeto inovador. Se você não puder fazer parte do nosso clube neste momento, fique à vontade para praticar qualquer um dos demais itens desta lista, pois assim estará contribuindo para a melhoria e o resgate da nossa MPB.

Vamos juntos fortalecer ainda mais a MPB?

Comentar Via Facebook

Igor Wolfe

Carioca, amante da MPB, compositor nas horas vagas e um sonhador em tempo integral.

Top